Autor: Tradicional

Ilustrador: Sarah Pirson

Editora: Expresso  

 

  

     Conta a lenda que há muitos anos a aldeia de Monsanto viveu durante muito tempo cercada por tropas romanas. Nesta época, o povo sofria por ver tantas pessoas a sofrer e outras mortas. Mesmo assim, nada os fazia desistir nem muito menos renderem-se aos inimigos.

     O chefe dessa aldeia tinha uma filha muito bonita que cuidava dos bezerros. Muito preocupado com a situação, o pai pediu à filha para ela sair da aldeia pois corriam o risco de terem de se render aos inimigos.

     Mas a filha não foi embora e ficou com o pai na aldeia. Então o pai pediu-lhe uma condição: entregar os bezerros para dar de comer aos seus homens.

     Ao fim de algum tempo já não havia quase nada para comer e já estava visto que os homens se iriam render. Mas a filha teve uma ideia: guardou a bezerra mais gorda e mostrou-a aos soldados romanos para eles verem como eles tinham o que comer e o pai disse que aquela tinha sido o que tinha sobrado do jantar do dia anterior. Os soldados ficaram surpreendidos pois pensavam que aquela terra já estava garantida, mas este acto enfraqueceu os soldados e eles regressaram ao seu país e Monsanto ficou uma terra livre!

     Os homens fizeram uma festa com música, comida e muita animação. Até hoje se festeja este acontecimento em Monsanto.

 

 

Pedro

tags: ,
publicado por turminhafabulosa às 23:49