Autor: Luísa Ducla Soares
Ilustrador: Raffaello Bergonse
Editora: Livros Horizonte
Este livro tem muitas estórias como “O homem alto e a mulher baixinha”.
O homem alto andava com a cabeça nas nuvens e ninguém conseguia ver se o homem alto tinha chapéu. A mulher baixa usava os malmequeres para fazer um chapéu-de-sol.
O homem alto tinha um animal de estimação que era a girafa. A mulher baixa também tinha um animal de estimação que era a formiga.
O homem alto estava aflito para arranjar um fato porque ele gastava cem metros de tecido. A mulher baixa não gastava quase nem um euro porque ela ia comprar às lojas de bonecas.
O homem alto tinha de entrar de rastos para a porta onde dormia porque não tinha dinheiro para comprar um arranha-céus. A mulher baixa tinha de usar um escadote para subir um degrau ao rés-do-chão em que morava.
O homem alto era polícia sinaleiro de aviões. A mulher baixa era médica dos pés.
Um dia a mulher baixa foi chamada para ver uns pés que eram de um corpo que nunca acabava. O doente ficou espantado com aquela médica, que nem chegava à altura de um sapato. Pediu-lhe licença para a erguer no ar. Porisso sorriram ao repararem como eram tão parecidos - tinham ambos cabelos loiros, olhos verdes e três sardas na ponta do nariz.
Fabiana