Nas últimas semanas estivemos a trabalhar o livro Se tu visses o que eu vi de António Mota.

 

 

     Os alunos levaram o livro para casa para lerem com as famílias e explorámos alguns textos na aula.

 

 

     As rimas são muito divertidas e por isso os alunos deram asas à imaginação e continuaram alguns poemas do autor...

 

    

Se tu visses o que eu vi

desatavas à gargalhada

uma cobra com doze patas

a comer uma salada.

 

Se tu visses o que eu vi

fugias para outro lado

uma gata a tocar guitarra

e um cão a cantar fado.

 

António Mota (autor)

 

 

 

Aqui ficam as nossas quadras:

 

 

 

Se tu visses o que eu vi

saltavas para o lago

um pato com cinco patas

a jogar copas com um mago.

 

todos os alunos

 

 

 

Se tu visses o que eu vi

escondias-te numa gruta

uma vaca com oito olhos

a pescar uma truta.

 

Se tu visses o que eu vi

ficavas enterrado na areia

uma sardinha com cinco bocas

a caçar uma baleia.

 

Se tu visses o que eu vi

saltavas para o mar

uma sardinha a rir

e uma gaivota a nadar.

 

Se tu visses o que eu vi

ficavas com um focinho de cão

uma galinha a ladrar

e um galo na prisão.

 

Se tu visses o que eu vi

ficavas muito desdentado

uma tartaruga sem patas

a cair sempre para o lado.

 

Beatriz e Inês Regina

 

 

Se tu visses o que eu vi

corrias como um gato

a terra a mexer

e a fazer um teatro.

 

Se tu visses o que eu vi

começavas a rir

uma árvore com pezinhos

que se pôs a fugir.

 

Marta Silva e João Filipe

 

 

Se tu visses o que eu vi

ficavas com a língua a arder

um bombeiro a beber fogo

e a fazer o comer.

 

Sara e Tomás

 

 

Se tu visses o que eu vi

entravas para uma nave

 um porco cozinheiro

a cozinhar a maldade.

 

Se tu visses o que eu vi

fazias uma palermice

um homem no universo

a fazer uma tolice.

 

Guilherme e Jorge

 

 

Se tu visses o que eu vi

dançavas com um arco

uma rapariga a comer

e a dançar com o Marco.

 

Se tu visses o que eu vi

fugias para o monte

uma vaca com sete mamas

a correr numa ponte.

 

Maria Ângela e Maria Inês

 

 

Se tu visses o que eu vi

saltavas para o ar

um passarinho com doze rabos

 a chapinhar no mar.

 

João Pedro e Emanuel

 

 

Se tu visses o que eu vi

saltavas para outro lado

um pato a mamar na chupeta

e um menino mimado.

 

Ana Catarina e Madalena

 

 

Se tu visses o que eu vi

ficavas admirado

uma cereja com um corno

e um menino agarrado.

 

Se tu visses o que eu vi

ficavas de pernas para o ar

uma galinha a ladrar

e eu sempre a brincar.

 

Se tu visses o que eu vi

eras um bombeiro

um sapo com mil olhos

a apanhar um padeiro.

 

Catarina Duarte e Pedro

 

 

Se tu visses o que eu vi

atiravas-te para a rua

um cão com doze olhos

a fazer uma lua.

 

Ana Isabel e André

 

 

Se tu visses o que eu vi

ficavas admirado

um macaco a uivar

na cabeça de um menino pasmado.

 

Se tu visses o que eu vi

uivavas  sem parar

uma pedra a correr

e uma cobra a cantar.

 

Marta Raquel e Hugo

 

tags: , ,
publicado por turminhafabulosa às 21:50