No dia trinta de outubro, fomos a uma visita de estudo a Guimarães. 

       

 

     Primeiro, começámos por visitar o Paço dos Duques, onde vimos quatro belas tapeçarias que nos mostravam conquistas dos portugueses em África. Também vimos um quarto de homenagem a D. Catarina de Bragança (naquele tempo, as pessoas dormiam sentadas com medo de morrer); a sala de banquetes; a sala das armas; porcelanas chinesas; uma capela com vitrais e as pedras namoradeiras e conversadeiras. 
     Também fizemos uma viagem no tempo e encontrámos D. Afonso Henriques, que nos explicou muitas coisas sobre ele e sobre a sua vida. O mais engraçado foi que ele não percebia nada de coisas modernas que nós lhe tentávamos explicar. 
    
     
      De seguida, fomos ao castelo de Guimarães mas ficámos um pouquinho desiludidos pois só havia lá pedras! Passámos por uma ponte que dava para subir à torre mais alta, mas não subimos! Do castelo, também admirámos a paisagem e o castelo de Guimarães. 

         Fomos almoçar ao Parque da Cidade de Guimarães e andámos no parque que lá havia. 
      Depois do almoço, fomos à Citânia de Briteiros. Também ficamos desiludidos porque pensavamos que havia mais castros reconstruídos. Apenas dois tinham sido reconstruídos e, segundo nos disseram, não estavam bem como antigamente. Também havia lá um cemitério e os caminhos eram íngremes. 
           
      Mais à tarde, fomos ao Museu de Arte Castreja, onde vimos pedras e cacos com desenhos e letras que tinham sido recolhidas nas escavações qrqueológicas da Citânia. Visitamos o escritório de Martins Sarmento e vimos os livros que ele escreveu sobre arqueologia. Também havia lá máquinas fotográficas antigas e cartas que Martins Sarmente escreveu a Camilo Castelo Branco. No museu, estava um arquológo que nos explicou como faziam a sauna nos balneários e que cada castro era uma divisão da casa. 
     A visita foi muito divertida principalmente quando fomos ao encontro com D. AFonso Henriques! 
Beatriz
publicado por turminhafabulosa às 12:20